segunda-feira, 4 de julho de 2011

NE II de Catequese: Pe Baronto apresenta itinerário da iniciação cristã segundo o RICA

O segundo dia iniciou com uma oração organizada pelo pessoal do estado de Alagoas, na capela do seminário São José, em seguida todos foram ao auditório e o prof.  Aderson Viana, da arquidiocese de Olinda e Recife, representante do regional NE II, apresentou uma proposta de elaboração de um itinerário de iniciação cristã, para o esse regional, a partir da produção de dois manuais de catequese para jovens e adultos não batizados e batizados não evangelizados, porém é necessário que o grupo escolha dois catequistas, além do coordenador do regional de catequese para ajudar na elaboração desses manuais. Posteriormente, Pe. Baronto iniciou seus trabalhos apresentando um esquema criado pelo Pe. Domingos Ormonde e Pe. Kleber R.Silva, mostrando o itinerário da iniciação cristã segundo o RICA, para situar algumas pessoas que não participaram dos encontros passados. Depois ele trabalhou o texto criado por ele: “Os Ritos de Passagem e sua importância para a compreensão e prática da iniciação cristã”. Onde enfatiza que os ritos de passagem servem para garantir a transformação do estado de vida. E que do ponto de vista antropológico, a iniciação assume uma dimensão de processo socializante, no sentido de introduzir gradualmente a pessoa num grupo social, numa doutrina e numa profissão. No sentido cristão, é um processo gradual de fé realizado pelo convertido com ajuda de uma comunidade de fiéis, para tornar-se membro da mesma por meio dos sacramentos de entrada e da ação do Espírito Santo.

O momento da tarde iniciou com Pe. Adilson informando sobre o I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral  e convidou todas as dioceses do regional NE II a participarem. Em seguida todos recebem o texto de Pe. Baronto “Iniciação Cristã e Renovação de Paradigmas”, anexo ao texto tem uma carta de um jovem que conta o comportamento dele durante a caminhada para receber o sacramento da confirmação, ela foi lida em grupo para se perceber o caminho de sua iniciação cristã dele. Depois Pe. Baronto expõe que a iniciação cristã necessita do evangelho de São Marcos para se orientar, pois marcos quer dar o gosto de avançar em liberdade e confiança, num mundo em mudança, avaliando as possibilidades e limites de cada ambiente, estando atento aos novos traços culturais, que vem modificar a relação com o religioso e marca a cultura deles. Para renovar o paradigma é preciso passar da perspectiva do rio para a fonte, passando dos cursos para os percursos, trilhando caminhos novos que levam ao coração do mistério, com guias pertinentes. Por fim propôs percursos e apresentou a paróquia como uma rede.

A noite houve a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Baronto e concelebrada por Dom Mariano e demais padres presentes. Em seguida, Pe. Baronto vivenciou com o grupo um roteiro para um encontro de catequese de adultos, tendo como ponto central a celebração eucarística, primeiro houve a acolhida, apresentações, momento de meditação individual em silêncio, no segundo momento foi recordado uma lembrança de experiências de gratidão do grupo, no terceiro momento foi feita uma leitura orante do texto bíblico da ultima ceia e da oração eucarística V, no quarto momento todos partilharam o que levariam do encontro para sua vida e por fim houve uma partilha de alimentos, em ação de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário