quarta-feira, 9 de novembro de 2011

4° Muticom: momento de reflexão para um novo método de Catequese

Maceió sediou durante os dias 28,29 e 30 de outubro o 4° Mutirão de Comunicação (Muticom) do Regional Nordeste II. Com o tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”, o evento promoveu o diálogo entre fé e cultura. Nos debates e oficinas realizadas a Catequese foi um dos temas em destaque.

Na palestra de abertura, a religiosa Joana Puntel, pós-doutora em Comunicação abordou a atual sociedade da tecnologia. “Um novo homem emergiu no ceio da contemporaneidade. Um ser que está conectado em tudo e em todos”, destacou. Durante a conferência, ela envolveu a Catequese em alguns questionamentos: “Diante desta nova sociedade, quem método usar para anunciar Jesus Cristo na Catequese, por exemplo?”.

No segundo dia de Muticom o mesmo tema foi abordado na oficina de Catequese Digital. Entre os participantes, havia catequistas, membros de Pastorais da Comunicação e de outros grupos da Igreja. E a perguntar  questionada pela Irmã Joana Puntel se repetiu entre todos. Vejamos.

O conteúdo da Catequese é único: Jesus Cristo e o seu segmento. Essa afirmativa é inquestionável. A  transmissão é que mudará diante deste “novo homem” citado pela Irmã Joana. Jesus usou a fala, Paulo o papel e nós, as novas tecnologias.

Quando falamos em Redes Sociais estamos falando de um grupo muito vasto, são os Blogs, Facebook, Orkut, Twitter, Youtube, enfim, plataformas conhecidas da juventude. O desafio está não na utilização desses meios, mas como gerar conteúdo e manter a identidade cristã neles.

A Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB pretende começar um estudo juntamente com a Comissão de Animação Bíblico-Catequética para refletir essas novas mídias e como usá-las para o trabalho pastoral de evangelização.

Marcos Filipe Sousa

Fonte: http://cacmaceio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário