terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arquidiocese de Natal: Curso de Pós-Graduação em Latu Sensu em Catequese e Pastoral

A Escola Catequética da Arquidiocese de Natal a alguns anos vem de forma profunda e dedicada formando catequistas para os diversos serviços de evangelização nas paróquias de nossa Igreja Particular de Natal. Nos últimos 07 (sete) anos formou quase 500 catequistas que com zelo e dedicação concluíram uma vasta programação curricular que buscava dar suporte de conhecimento com vistas ao trabalho de catequese ocorridas nas mais distantes comunidades. Este ano, ano particularmente importante para a catequese arquidiocesana, principalmente por estarmos construindo um novo modo de trabalhar a evangelização através da catequese, com a implantação do Processo Catecumenal, e também com a construção do nosso Diretório Arquidiocesano de Catequese e, além disso, querendo buscar dar aos nossos catequistas e agentes pastorais um maior aprofundamento na sua formação, bem como dotar-lhes de conhecimentos advindos de estudos acadêmicos. Conhecimentos estes que serão conduzidos por professores com ampla formação acadêmica e doutrinária, muitos até com pós-graduação, a Escola Catequética de nossa Arquidiocese firmou parceria com a Faculdade D. Heitor Sales com vistas a oferecer um curso de formação para catequistas e agentes pastorais dentro dos moldes de uma formação acadêmica. Este curso será ministrado por professores pertencentes aos quadros da Faculdade D. Heitor Sales e outros convidados. Terá o formato de pós-graduação latu sensu para aqueles catequistas e agentes que já possuem nível superior e de aprimoramento pastoral e catequético para aqueles possuem até o nível médio.

CARGA HORÁRIA:

Cada módulo de disciplina será de 30 horas/aula, totalizando um total de 360 horas para quem fará a pós-graduação e 300 horas para concluir o aprimoramento.

PERÍODO DO CURSO:

O Curso acontecerá em 01 (um) ano. Iniciando em Março de 2012 e encerrando-se em Abril de 2013 (Recesso no mês de Janeiro)

FUNCIONAMENTO DAS AULAS:

As aulas acontecerão as 3ª e 5ª feiras a noite, das 19 às 22 horas.

LOCAL DAS AULAS:

As aulas ocorrerão no espaço físico da Faculdade D. Heitor Sales prédio do Itepan.

MATRÍCULAS:

Período: Todas as 3ª, 4ª e 5ª feiras do mês de fevereiro, no horário das 16:00 às 20:00 horas na secretaria da Escola Catequética localizada na Faculdade D. Heitor Sales. Av.Câmara Cascudo, 390 – Ribeira (Vizinho a CEF), tels. 3615.2827 / 8807.6542.
            
Documentos necessários:

·                    Cópia do Diploma de nível superior (para quem já o possui)
·                    Cópia da Identidade e do CPF
·                    02 fotos 3x4
·                    Comprovante de Residência

CUSTOS:

A mensalidade do curso será de  R$ 50,00.+

CERTIFICAÇÃO:

A certificação dos alunos que cumprirem totalmente o curso será feita pela Faculdade D.Heitor Sales com titulação de pós-graduação latu sensu para os de nível superior e certificado de aprimoramento pastoral catequético para quem possui até o ensino médio.

Como nos afirma o Doc. de Aparecida no nº 276 :

“A Vocação e o compromisso de ser hoje discípulos e missionários de Jesus Cristo..., requerem clara e decidida opção pela formação dos membros de nossa comunidade..., qualquer que seja a função que desenvolvem na Igreja”

Acreditamos que serão momentos de muito crescimento.

Um abraço. Em Maria nossa primeira catequista.

Diác. Edmar de Araújo Conrado
Coordenador Arquidiocesano de Catequese – Arquidiocese de Natal

Visite o blog da catequese de Natal: http://catequesenatal.webnode.com.br/

Um comentário: