terça-feira, 30 de outubro de 2012

Diocese de Penedo realiza encontro de formação de Catequistas

Aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de outubro na diocese de Penedo, o encontro de Formação de Catequistas.Cheios de entusiasmo e animação, os catequistas das diversas paróquias da Diocese chegaram ao Centro de Treinamento Diocesano, almejando aprofundar o conhecimento sobre a catequese mistagógica.

Após o jantar, todos se reuniram no Plenário para dar início ao encontro. Pe. Samuel apresentou a programação do encontro e começou a apresentar uma síntese sobre a carta pontifícia “Porta Fidei”, sobre o Ano da Fé.

O encontro contou com a presença do Pe. Elison Silva coordenador do Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética que iniciou sua palestra fazendo uma releitura histórica dos eventos que ocorreram do Concílio Vaticano II até o Sínodo dos Bispos (2012) à luz da ação catequética, enfatizando a busca da Igreja pelo retorno ao modelo de iniciação cristã e vivência do discipulado.

“A palavra-chave na catequese é encontro. A catequese não é doutrinação, nem reunião, ela é local de encontro com Jesus. Esse encontro é chamado, chamado que desperta no indivíduo a conversão (mudança de vida), alimentada pela prática do discipulado, pelo seguimento, pela realização da missão”.

“O grande desafio da catequese é produzir esse encontro. Como realizar esse encontro quando muitos ainda não fizeram essa experiência?”

Segundo Pe. Elison Silva, a catequese mistagógica deve ajudar ao catequizando a vivenciar a experiência do encontro com Deus, encontro transformador da vida, encontro impulsionador para a concretização do Reino de Deus já presente entre nós.


Durante o Encontro de Formação de Catequistas, a Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética reservou um momento para se reunir com o Coordenador do Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética Pe. Elison Silva.

Durante a reunião foi apresentada a proposta de formação para catequistas para o ano de 2013. A Comissão optou pela manutenção do mesmo sistema deste ano, isto é, 03 encontros de formação, 01 retiro e 01 assembleia de avaliação e planejamento de atividades.

Com relação a temática para o próximo ano, ficou em aberto para discussões posteriores pois a equipe preferiu discutir mais sobre como abordar o Ano da Fé, com seus desdobramentos (Concílio Vaticano II, Profissão da Fé e Sagrada Escritura) e a Campanha da Fraternidade e Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: http://catequesepenedo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário