sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como chegar em Areia-PB, via transporte para o Encontro de Catequistas do Regional Nordeste 2.

Principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625. É a cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes é uma pacata cidade do interior e possui vários prédios tombados pelo patrimônio histórico:

A Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos (do século XVII, construída pelos escravos), o Teatro Minerva (1859, edificado pelas famílias de maior poder aquisitivo da época, daí sua denominação original: Teatro Particular ); a Igreja Matriz, o Casarão de José Rufino (influente Senhor de Engenho), a Biblioteca José Américo de Almeida, o Museu Regional de Areia e o Museu-Casa do pintor Pedro Américo, além da Reserva Florestal do Pau-Ferro e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, antiga Escola de Agronomia do Nordeste, primeiro campus universitário de todo o interior do Nordeste. Areia foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea.
Mas Areia reserva para o visitante outra grata surpresa: A cidade possui na zona rural mais de 20 engenhos que fabricam aguardente-de-cana, mel e rapadura num ambiente de muito verde, vales férteis, riachos com cachoeiras de águas cristalinas e clima europeu. No verão a temperatura fica entre 20º e 25º C. A altitude é de aproximadamente 620 metros. Leve seu equipamento de filmagem ou máquina fotográfica. O roteiro é deslumbrante e o turista pode obter imagens inesquecíveis, visitando a região que é considerada a Suíça Paraibana, cenário do romance A Bagaceira e da Revolta do Quebra-Quilos.

Algumas informações

Em janeiro vamos realizar mais uma vez nosso encontro de formação para catequistas, que acontecerá no Colégio Santa Rita, situado na rua Vigário Odilon, 152 – Centro Areia – PB, com o tema A FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS PARA A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.

Quem vier de ônibus compra passagens para Campina Grande, chegando na rodoviária de Campina compra passagens para Areia. A empresa que faz a linha Campina a Guarabira passando em Areia é a empresa São José, os horários na semana é de hora em hora, lembrando que o último horário é 19:00h o valor da passagem é 7,50. No domingo voltando de Areia para Campina, horário: 07:00, 09:00, 13:00, 15:00 e 17:00.

Quem vier de carro segue abaixo a rota de sua cidade até Areia-PB.

Província Eclesiástica de Maceió

Província Eclesiástica de Olinda e Recife
De Afogados da Ingazeira a Areia-PB     
De Garanhuns-PE a Areia-PB               
De Palmares a Areia-PB                          
De Recife-PE a Areia-PB                         
De Petrolina-PE a Areia-PB                    

Província Eclesiástica da Paraíba
Província Eclesiástica de Natal
De Natal-RN a Areia-PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário