quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Diocese de Penedo: Vicariato de Arapiraca traça programa de formação em conjunto para catequistas

No último dia 17/12, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Arapiraca, (Diocese  de Penedo) padres e leigos das paróquias do Vicariato de Arapiraca se reuniram para discutir e propor ações para adequar o Vicariato e suas paróquias a proposta diocesana de Iniciação Cristã.

A reunião começou às 9 horas, com a oração inicial presidida por pe. Murilo (Concatedral), e logo após, foi feita uma breve explanação sobre a temática da Iniciação Crista por mons. Afrânio (Sagrado Coração de Jesus)  que encerrou com as perguntas-chave: Como trabalhar a iniciação cristã no vicariato? Como adequar as catequeses e os trabalhos pastorais das paróquias ao projeto de iniciação cristã?

Após intensa discussão e participação de todos, aceitou-se a proposta de pe. Antônio (São José) e pe. Antenor (Carmo) de que é necessário que haja uma formação mais aprofundada dos catequistas e agentes de pastorais envolvidos no projeto catequético antes que se inicie a adequação das catequeses.

O articulador da catequese no vicariato, Fabiano (Carmo), acrescentou que essa formação deveria ser profunda e gradativa, como também, que deveria envolver todos os catequistas do Vicariato, sem exceção.
Depois de muita análise, o grupo reunido chegou as seguintes conclusões para serem colocadas em prática imediatamente:
  1. Ficou determinado que nos meses de janeiro, fevereiro e março haverá uma esforço de formação coletiva para todos os catequistas, em datas e locais alternados, para que sejam apresentados a temática da Iniciação Cristã, ao Rica e a metodologia catequética de iniciação;
  2. Essa formação será organizada por uma equipe formada por padres e leigos que irá se reunir no dia 07/01/12, às 9 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, para tratar dos assuntos referentes;
  3. As formações serão aos sábados, das 14h às 16h30m, nas datas e locais abaixo:
  • Dia 28/01 - Igreja Nossa Senhora do Carmo;
  • Dia 11/02 - Igreja de São José;
  • Dia 25/02 - Concatedral;
  • Dia 03/03 - Igreja Santo Antonio;
  • Dia 10/03 - Igreja Sagrado Coração de Jesus;
  • Dia 17/03 - Igreja N. Sra. do Carmo;
  • Dia 24/03 - Igreja São José;
  • Dia 31/03 - Concatedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário