terça-feira, 5 de abril de 2011

Da início na Arquidiocese de Maceió o Instituto de Formação Bíblico-Catequética

No sábado, 05 Fev 11, no auditório do Seminário Provincial de Maceió, deu início as aulas do Instituto de Formação Arquidiocesano Bíblico-Catequética. Ao todo compareceram 95 alunos e a aula inaugural contou com a presença de Cliane Silva, membro da Coordenação de Catequese da Diocese de Palmeira dos Índios.
Segue abaixo as informações do curso de formação para catequistas:
OBJETIVOS

Geral
Formar ‘discípulos e missionários’ para evangelizar, promovendo a capacitação e a qualificação de catequistas, coordenadores, assessores, professores e religiosos, a fim de dinamizar a missão evangelizadora da Igreja local.
Específicos

- Oportunizar catequistas de todas as idades a criar um espaço de reflexão sistemática à luz da Dimensão Bíblico-Catequética;
- Aprofundar o conhecimento e amadurecimento da fé na área catequética, aprofundando a prática didático-pedagógica no intento de refletir sobre o desenvolvimento de uma pedagogia interativa na catequese capaz de envolver catequista, catequizando e família;
- Despertar o compromisso com uma catequese em missão permanente em todos os níveis;
- Colaborar com a Igreja local na formação de assessores de catequese e agentes de pastoral comprometidos com o desenvolvimento de uma catequese orgânica no regional e a com a disseminação formativa como multiplicadores da catequese nas comunidades eclesiais.
PÚBLICO - ALVOCoordenadores de catequese, Assessores de catequese, Agentes de pastoral, Religiosos/as, Diáconos, e Presbíteros.

INVESTIMENTODuração: 2 anosAulas quinzenais aos sábados das 8h às 12h
Mensalidades: R$ 30,00
No término, certificado de conclusão de Curso Livre.Aula inaugural: 05/02/2011 às 8h no auditório do Seminário Provincial Nosso Senhora da Assunção (Farol)
CONCEPÇÃO DO PROGRAMA
O programa elaborado para este curso de formação tem um conteúdo de ‘catequese explícita’, que visa à “formação integral, querigmática e permanente de seus participantes. Este programa atende as necessidades da Igreja local, já que “a experiência de fé é sempre vivida em uma Igreja local” (DA 164), visando à formação catequética permanente de seus quadros, instigando a articulação e a organização da catequese na Diocese, “lugar privilegiado da comunhão” (DA 164).
Dimensões da catequese e suas disciplinasSão quatro as dimensões da Catequese que este programa se propõe a estudar:

DIMENSÃO METODOLÓGICA
1. Pedagogia Catequética
2. Psicopedagogia Catequética

DIMENSÃO HISTÓRICO-TEÓRICA
1. Introdução à Catequese
2. História da Catequese
3. Catecismo da Igreja Católica

DIMENSÃO HUMANO-PASTORAL DA CATEQUESE
1. Antropologia Cristã
2. Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
3. Dimensão Ética da Catequese
4. Liturgia e Catequese
5. Catequese e Sacramentos

DIMENSÃO BÍBLICA-TEOLÓGICA DA CATEQUESE
1. Bíblia I e II
2. Cristologia
3. Mariologia
4. Teologia da Trindade
5. Pneumatologia
6. Eclesiologia

INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas até o dia 30/11/2010 ATRAVÉS DO BLOG NO LINK AO LADO, o candidato deverá levar os documentos no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, no Farol (endereço contido atrás do panfleto) no dia 04/12/2010 às 8h30, são esses:
- Cópia do RG e do comprovante de residência
- Carta de apresentação do pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CADASTRE AQUI SEU EMAIL E RECEBA NOSSAS NOVIDADES