quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dom Jaime é nomeado Arcebispo de Natal

Foi anunciada, na manhã desta quarta-feira (21), a transferência de dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal – RN. O anúncio oficial da nomeação, feito por Sua Santidade o Papa Bento XVI, foi publicado pelo jornal “L’Osservatore Romano” e divulgado pela CNBB. A posse de Dom Jaime como arcebispo de Natal será no dia 26 de fevereiro do próximo ano.

Na arquidiocese de Natal, Dom Jaime substitui o Arcebispo Dom Matias, que foi bispo de Campina Grande de 2000 a 2003. Dom Matias pediu renúncia em abril deste ano, quando completou 75 anos - idade em que os (arce)bispos devem pedir renúncia de seus cargos ao Papa. O Arcebispo de Natal fez o anúncio nesta manhã através da Rádio Rural em cadeia com a Rádio Caturité de Campina Grande AM 1050.


Desde o anúncio da renúncia de Dom Matias, a Arquidiocese vive a expectativa da nomeação do seu novo Arcebispo. Porém esta é uma decisão exclusiva do Papa e que não tem tempo determinado para acontecer. Essa decisão também acontece em segredo Pontifício, cabendo apenas ao Núncio Apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, fazer o papel de conselheiro do Papa para tal decisão. Os bispos envolvidos nas alterações episcopais, quando sabem da decisão, também guardam segredo absoluto até a publicação oficial.

DOM JAIME:
Dom Jaime Vieira Rocha é natural da cidade de Tangará (RN) e nasceu em 30 de abril de 1947. Ele ingressou aos 14 anos no Seminário São Pedro, em Natal e foi ordenado Sacerdote em 1975. Seu Ministério Episcopal teve início em 1994, quando foi nomeado Bispo de Caicó (RN). Recebeu a Ordenação Episcopal em 6 de janeiro de 1996 em Roma, com o então Papa João Paulo II. Passou 9 anos à frente daquela diocese norte-riograndense, até ser transferido para Campina Grande em 23 de abril de 2005.

Como 6º bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha ordenou 34 novos padres e ordenará o 35º no próximo dia 27 de janeiro de 2012. O bispo criou também 16 novas paróquias. As últimas criadas foram as paróquias de São Severino Bispo, em Nova Floresta e São Miguel Arcanjo, em Barra de São Miguel. Atualmente, a Diocese conta com 49 paróquias e duas Áreas Pastorais.


Fonte: www.diocesedecampinagrande.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário