terça-feira, 30 de outubro de 2012

Encontro com coordenadores retoma novos trabalhos na Catequese da Arquidiocese de Maceió


 Aconteceu no dia 27 Out no auditório do Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, o encontro de formação de coordenadores paroquiais de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Maceió. O encontro chamado RETOMADA AOS NOVOS TRABALHOS reuniu sessenta paróquias e teve a presença de cento e dezoito coordenadores e vice-coordenadores, um marco na comissão arquidiocesana. Com essa participação marcante a comissão arquidiocesana se encoraja para realizar os grandes eventos previsto para 2012 e 2013. 

O encontro iniciou com cantos de acolhida realizado pelos seminaristas Jan Carlos e Jamerson logo em seguida Pe. Marcio Manuel Vice-Reitor do seminário fez o momento de oração inicial dando boas vindas e parabenizando toda equipe pelo empenho em proporcionar um momento de encontro com os coordenadores de catequese da arquidiocese de Maceió e também pelo sim dos coordenadores por se fazer presentes a esse encontro.

Em um momento de formação Luiz Carlos, membro da comissão falou sobre o ano da fé, disse que o ano da fé é o momento para rever nossas práticas cristã católica principalmente no aprofundamento da nossa espiritualidade que tem como ápice a eucaristia, mas que também outros exercícios ajudam na prática cristã catequética que seriam a recitação do terço, adoração ao santíssimo sacramento, estudo bíblico etc. Tudo isso para nos ajudar a testemunhar Jesus Cristo no hoje da nossa história. Durante a apresentação da programação 2013, o coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética, Pe Márcio Roberto, apresentou os quatro polos do INSTITUTO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICO, nas cidades de Novo Lino, União dos Palmares, Atalaia e Matriz do Camaragibe que irá atender os catequistas do interior facilitando o ingresso na formação de vários catequistas. A assembléia arquidiocesana de catequese acontecerá nos dia 25 e 26 de janeiro de 2013, a eleição dos coordenadores setoriais, o projeto Lectio Nautas, o dia do catequista e o retiro para os catequistas da Arquidiocese de Maceió.

O encontro foi marcado por várias novidades, entre elas o Círio da Fé uma estrutura semelhante ao círio pascal, sendo que o primeiro trás os símbolos do ano da fé que passará em todas as paróquias, no qual os catequistas locais serão responsáveis para realizar em suas paróquias uma noite ou um dia de oração, refletindo sobre o catecismo da Igreja católica, ou sobre um dos documentos conciliares, ou uma vigília de intercessão pela evangelização e pelos missionários. A passagem do Círio terá início no dia 16 Nov 12 na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vergel do Lago) e terá a sua culminância no dia 17 Nov 13, no encerramento do I NORDESTÃO DE CATEQUESE que acontecerá em Maceió-AL. 

No final da apresentação da agenda da programação para 2013 por unanimidade todos os coordenadores presentes, acolheram com uma calorosa salva de palmas os trabalhos colocados pela comissão, onde foi expresso por vários catequistas palavras de agradecimento pela iniciativa  afirmando que estarão juntos com a equipe arquidiocesana nessa retomada.

Encerrando o encontro, houve um momento celebrativo: “Palavra como mel em minha boca”, no qual Pe Márcio Roberto através de sua fala aproveitou o ensejo para sinalizar como um marco histórico de retomada. os trabalhos de articulação paroquial de catequese para a vida da Igreja na nossa Arquidiocese. Esse momento e seus frutos irão produzir uma nova dinâmica na Animação Bíblico-Catequética. Cada participante recebeu um frasco com mel como símbolo do compromisso deste encontro para sair animando, envolvendo e fazendo da Animação Bíblica-Catequética um mel que dá gosto, que é gostoso de engolir, que faz bem para a saúde e desta forma contagiando toda a Animação Bíblico-Catequética, nas famílias, nas comunidades, na liturgia, na iniciação à vida cristã e motivar cada vez mais os nossos catequistas e também articular a coordenação em conjunto com as coordenações dos setores e arquidiocesana. 

Fonte: cacmaceiocom.br

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem sobre o encontro. Gostaria de receber o material, a cópia da celebração, pois sou coordenadora paroquial de catequese e gostaria de realizar umbom encontro com os coordenadores. Por favor dei-me sugestões. Um abraço e obrigada

    ResponderExcluir