sábado, 2 de julho de 2011

NE II de Catequese: Pe Baronto apresenta a Iniciação Cristã como um processo de trasmitir a fé

O segundo dia começou com uma oração na capela do seminário São José, conduzida pelo Diácono Edmar Conrado, da diocese de Natal, onde todos participaram desse momento orante. Em seguida, já no auditório, Dom Mariano, fez uma retrospectiva dos temas dos encontros passados, situando e mostrando a relação desses temas com o tema RICA - ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CATEQUESE, que será vivenciado ao longo de três dias.

Após esse primeiro momento Pe. Baronto começou sua assessoria falando sobre “Iniciação Cristã de Adulto – um olhar para uma nova prática”. Todos receberam um texto, elaborado por ele com o título “Cenários Pastorais e Iniciação Cristã, que foi trabalhado durante todo o dia.

Segundo Pe. Baronto os cristãos não são iniciados na fé cristã, por isso surge a necessidade de resgatar o RICA. Para isso é preciso saber que cenários pastorais estão se propondo para catecúmenos, eventos ou itinerários de crescimento na fé, pois faz-se necessário passar dos cursos para os percursos. Nas paróquias participam pessoas em níveis diferentes de iniciação, o desafio é efetivar um processo educativo que envolva a pessoa toda do crente, para se atingir a maturidade da fé, para isso é preciso desenvolver o crescimento humano, encontro com Cristo, a inserção na comunidade eclesial e o empenho pelo Reino.

A noite houve a celebração eucarística e finalizando a programação do dia foi apresentado por Joseilton Luz o blog da Catequese CNBB http://catequeseebiblia.blogspot.com/ e o do Regional Nordeste II http://catequeseregionalnordeste2.blogspot.com/, mostrando a importância dos meios tecnológicos nos trabalhos da catequese incentivando as dioceses a construírem seus blogs fazendo uma grande rede de blog direcionando as paróquias ao da diocese as dioceses ao do regional e os regionais ao da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário