sexta-feira, 2 de março de 2012

Diocese de Penedo: Vicariato de Arapiraca realiza seu 3º Encontro de Formação Catequética

Aconteceu no último dia 25/02, no pátio da Escola EPIAL, o 3º Encontro de Formação para os catequistas do Vicariato de Arapiraca. A temática foi sobre o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), continuando a formação do encontro anterior.

O Encontro teve a presença de mais de 250 catequistas. A equipe da coordenação da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho (Concatedral), liderada por Cida, conduziu a acolhida dos catequistas, o momento de oração e o ofereceu o lanche a todos os presentes.

A formação foi ministrada por Pe. Antenor (Carmo) e Fabiano (Carmo) que prosseguiram a apresentação do slide "O Processo Catecumenal a partir do RICA"

Pe. Antenor explicou que ao adotarmos o modelo catecumenal em nossa catequese, estamos pretendendo: 1 - retomar a dimensão mística e celebrativa da catequese; 2 - Fazer da catequese um processo de compromisso, adesão e transformação da vida do catequizando com o projeto de vida de Jesus Cristo.

Logo após, Fabiano deu início a explicação dos tempos e etapas do Catecumenato, e de como a catequese pode se adequar a esse processo. Segundo ele, o Catecumenato se organiza em 4 tempos e 3 etapas, que podem ser comparados a quatro grandes salas com três portas que nos levam a adentrar cada vez mais no grande prédio da fé que nos leva ao final ao encontro pessoal e transformador com Cristo Jesus.

Esquematicamente, o processo catecumenal pode ser apresentado da seguinte forma:

¨Pré-catecumenato (1º tempo)
¨Rito de admissão ao catecumenato
¨ (1ª etapa)
¨Catecumenato (2º. Tempo)
¨Celebração da eleição ou inscrição do nome (2ªetapa)
¨Purificação e iluminação (3º. Tempo)
¨Celebração dos sacramentos da iniciação (3ª etapa)
¨Mistagogia (4º Tempo).
    

O próximo encontro será no salão nobre da Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio (Arapiraca), bairro de Cacimbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário