domingo, 12 de junho de 2011

Bento XVI: "Pentecostes foi o batismo da Igreja"

O Papa Bento XVI rezou ao meio-dia deste domingo a oração mariana do Regina Coeli com milhares de peregrinos reunidos na Praça São Pedro. O papa recordou que a Solenidade de Pentecostes, celebra hoje, conclui o tempo litúrgico da Páscoa. “Foi o batismo da Igreja, o batismo no Espírito Santo”, disse Bento XVI.

“A voz de Deus diviniza a linguagem humana dos Apóstolos, que se tornam capazes de proclamar de modo 'polifônico' o único Verbo divino. O sopro do Espírito Santo enche o universo, gera a fé, arrasta a verdade, estabelece a unidade entre os povos”, disse o papa, lembrando a narração de Pentecostes pelos Atos dos Apóstolos.

“O Espírito Santo, ‘que é Senhor, e dá a vida’ - como dizemos no Credo – procede do Pai e do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus como o sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão causada pelo pecado. Ele, imaterial e incorpóreo, concede os bens divinos, sustenta os seres vivos, para que atuem em conformidade ao bem. Como luz inteligível dá sentido à oração. Dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações daqueles que ouvem a boa notícia, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica”, acrescentou Bento XVI.

O papa afirmou que o Espírito Santo, “que gera a fé em nós no momento do nosso batismo, nos permite viver como filhos de Deus, conscientes e dispostos, segundo a imagem do Filho Unigênito”.
Antes de concluir a oração mariana do Regina Coeli, Bento XVI saudou os peregrinos presentes na Praça São Pedro em várias línguas. Ele recordou que no próximo dia 14 será celebrado o Dia Mundial dos Doadores de Sangue e dirigiu uma saudação a todos os doadores de sangue, convidando os jovens a seguir o seu exemplo.

Antes da oração mariana, Bento XVI rezou a missa de Pentecostes. Clique aqui e leia, a homilia do papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário