sexta-feira, 24 de junho de 2011

Catequese e Comunicação Social

Após um longo tempo revendo alguns pontos mais críticos na catequese arquidiocesana de Maceió, retorno a escrever temáticas que com a colaboração de vocês, podem ser enriquecidas. As questões aqui abordada serão aquelas mais sentidas e nossa realidade, podendo servir tanto de iluminação para outras realidades do Brasil, como para a catequese em outros países que nos acompanham e fazem seu comentários e críticas, que são bem vindas.

Celebramos no dia 5 de junho o dia Mundial da Comunicação Social e alguém pode até perguntar: o que tem haver catequese com comunicação?  Nós bem sabemos que a catequese nós conduz a uma compreensão maior da fé cristã. As vezes, entre nós catequistas, existe uma “linguagem comum” e falamos como que a sociedade pensasse como nós, mas na verdade nem sempre a intenção que temos, é aquela interpretada por quem nos escutam ou lêem os nossos artigos.  Nós precisamos investir mais na linguagem na TV, na rádio e na internet, pois está além daquela que utilizamos nos oratório ou sala de catequese. A catequese sacramental se realiza por natureza na paróquia, enquanto uma comunidade de fé, mas a permanente se promove em todo lugar que necessita aprofundar a imagem de Deus e os meios de comunicação são espaço privilegiado para esta ação. 

Ide e anunciai a Boa Nova a todos os povos, essa foi a ordem que Jesus Cristo nos deu, ante de subir a “direita do Pai”. Não podemos ficar parados, olhando para as nuvens, pois existe um mundo diante de nós que precisa ser evangelizado. Evangelizar não significa “impor” Jesus Cristo as pessoas que nós não conhecemos, mas ajudar as pessoas a conhecê-lo melhor. Esse conhecimento para ser profundo não se limita  as teorias mas em realizar a vontade de Deus, visível e clara na pessoa do Filho, na acolhida do Espírito Santo condutor da plena verdade.
Parabenizo a todo os(as) catequistas que se esforçam para realizar a catequese no interior de cada igreja, mas também através dos meios de comunicação que temos a oportunidade de realizar. 

Pe. Márcio Roberto dos Santos
Mestre em Catequese pela Universidade Pontifícia Salesiana - Roma
Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário